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Perguntas frequentes - Antispam
  • Princípios de funcionamento do Antispam
  • O sistema anti-spam realiza três etapas de avaliação para separar as mensagens úteis dos spams:

    Primeiro examina cada mensagem e checa se o remetente, o domínio ou o host pertencem a alguma Lista Negra. Em caso positivo, rejeita o recebimento e a mensagem é devolvida.

    Em caso negativo, aceita a mensagem e dá início a segunda etapa. Verifica se o remetente, o domínio ou o host pertencem a Lista Branca do usuário. Se pertence, entrega a mensagem.
    Se não pertence a Lista Branca, inicia a terceira etapa de avaliação, em que são consideradas as regras pessoais dos usuários.

    Cada usuário pode criar sua própria Lista Branca, na qual ele informa o host, o domínio ou os remetentes dos quais deseja receber mensagens sem qualquer restrição. Mensagens recebidas de remetentes pertencentes à Lista Branca não passam pelo scanner do spam.

    O usuário pode ainda incluir hosts, remetentes e domínios na lista negra e optar por não receber arquivos potencialmente perigosos, como por exemplo *.exe ou *.scr, neste caso o sistema rejeitará prontamente a mensagem.

    O usuário pode também desligar o controle anti-spam e optar por receber todas as mensagens sem retenção alguma, ou variar seu nível de tolerância para receber spam.

    Após análise do conjunto das regras de cada usuário, o sistema filtra se uma mensagem é considerado spam ou não, e:

    • Caso a mensagem não for considerada spam, ela será entregue.
    • Caso a mensagem fique retida, o usuário pode informar se ela é ou não spam, e nas próximas ocorrências o sistema age conforme a determinação do usuário.
    • Caso após a entrega de uma mensagem o usuário considerá-la spam, ele pode indicar para que na próxima ocorrência esta mensagem fique retida.
    • Uma vez ajustados os parâmetros pessoais não há mais necessidade diária de acompanhar as mensagens retidas pelo sistema anti-spam. O que ficou retido se auto-extingue após 20 dias de retenção e é catalogado spam.
  • Como entrar no sistema?
  • Pelo site da NetLink na janela Antispam, preenchendo o formulário com os dados de seu e-mail e senha. Caso os tenha esquecidos solicite-os à NetLink.
  • É possível desligar o controle anti-spam?
  • Sim. Entre no sistema e clique no item de menu 'Home'. Em 'Agressividade do Filtro' clique em 'Desabilitar Anti-Spam'. Após o clique, o botão muda para 'Ativar Anti-Spam' que serve para reativa-lo novamente.

    Dica: Caso o botão 'Desabilitar Anti-Spam' não esteja visível na Home Page, clique em 'Preferências', selecione a opção 'Dashboard' no item 'Home Page' e confirme sua ação clicando em 'Efetuar Alterações'.

  • Eu administro mais que um e-mail da NetLink. É possivel agrupa-los?
  • Sim, o sistema anti-spam aplica o mesmo conjunto de regras para os e-mails agrupados.

    Entre no sistema e clique no item de menu 'Preferências'. No sub-menu que se abre em vermelho na linha abaixo, clique em 'Endereços Alternativos'. Preenche o campo 'Insira o endereço eletrônico' com o outro e-mail administrado e confirme redigitando o e-mail em 'Entre novamente com o endereço de e-mail'.
    Após clicar no botão 'Adicionar endereço' o sistema enviará uma mensagem para este e-mail pedindo confirmação. Após o recebimento da confirmação, a regra entra em vigor. Sugerimos selecionar seu e-mail principal para agrupar os demais debaixo dele.

  • Como liberar uma mensagem que ficou retida?
  • Entre no site e clique no botão de menu 'Armadilha'. No sub-menu que se abre em vermelho na linha abaixo clique em 'Pendente'. Aparecerão todas as mensagens retidas para análise. Para ver uma mensagem clique nela pelo campo 'Assunto'. Para libera-la selecione em 'Status e Ação' a opção 'Aceitar mensagem'. Altere o status das demais mensagens conforme sua necessidade e, para finalizar, clique no botão 'Efetuar Alterações'.
  • Quais são e o que significam os Status das mensagens retidas?
  • Status Significado
    Não alterar Manter a mensagem no servidor
    Aceitar mensagem A mensagem será enviada a sua caixa de entrada.
    Rejeitar mensagem O servidor não entrega a mensagem e envia uma mensagem ao remetente com um aviso de que a mensagem não foi aceita.
    Silenciosamente descartar O servidor não entrega a mensagem e não avisa ao remetente.
    Remetente* em lista negra O servidor não entrega nenhuma mensagem deste remetente.
    Lista branca para remetente O servidor entrega todas mensagens deste remetente.
    Domínio* em lista negra O servidor não entrega nenhuma mensagem deste domínio.
    Lista branca para domínio O servidor entrega todas mensagens deste domínio.
    Host* em lista negra O servidor não entrega nenhuma mensagem deste host.
    Lista branca para host O servidor entrega todas mensagens deste host.


    * Remetente - e-mail específico de onde parte uma mensagem
    * Domínio - inclui todas as contas de e-mail pertencentes ao domínio
    * Host - o IP do servidor que enviou a mensagem
  • Posso bloquear um determinado remetente de e-mail?
  • Sim. Entre no sistema e clique no botão 'Regras'. No sub-menu que se abre em vermelho na linha abaixo clique em 'Remetentes'. No campo 'Insira um específico E-mail do Remetente' digite o e-mail a ser bloqueado e confirme clicando no botão 'Adicionar Regra'. Na linha do e-mail selecione a ação a ser tomada, no caso 'Sempre Rejeitar' e confirme a ação clicando no botão 'Efetuar Alterações'.
    Dica: Vc. pode selecionar no menu 'Preferencias' na opção 'Home Page' a opção 'Dashboard', que coloca um conjunto de regras na Home Page com atalho para acesso direto.
  • Preciso limpar as mensagens que ficaram retidas?
  • Pode, mas não precisa. As mensagens se auto-eliminam após 20 dias. Durante este período é possível resgatar mensagens retidas. Se preferir pode deletar as mensagens retidas manualmente o que diminui a lista a ser gerenciada.
  • Posso bloquear um domínio inteiro?
  • Sim. O processo é similar a questão de como bloquer um remetente de e-mail. Entre no sistema e clique no botão 'Regras'. No sub-menu que se abre em vermelho na linha abaixo clique em 'Domínios'. Digite no campo 'Insira um específico Domínio' o domínio a ser bloqueado e confirme clicando no botão 'Adicionar Regra'. Na linha do domínio selecione a ação a ser tomada, no caso 'Sempre Rejeitar', e confirme a ação clicando no botão 'Efetuar Alterações'.

    Dica: Você pode selecionar no menu 'Preferencias' na opção 'Home Page' a opção 'Dashboard', que coloca um conjunto de regras na Home Page com atalho para acesso direto.

  • O que devo fazer para não filtrar o recebimento de determinados remetentes?
  • É basicamente o mesmo procedimento de como bloquear remetentes, domínios ou hosts, mas libera-los em vez de bloquea-los.
    Entre no sistema e clique no botão 'Regras'. No sub-menu que se abre em vermelho na linha abaixo clique em 'Remetentes'. Digite no campo 'Insira um específico E-mail do Remetente' o e-mail a ser liberado e confirme clicando no botão 'Adicionar Regra'. Na linha do e-mail selecione a ação a ser tomada, no caso 'Sempre Aceitar' e confirme a ação clicando no botão 'Efetuar Alterações'.

    Dica: Você pode selecionar no menu 'Preferencias' na opção 'Home Page' a opção 'Dashboard', que coloca um conjunto de regras na Home Page com atalho para acesso direto.

  • Ainda recebo mensagens que considero spam. Como proceder?
  • Tem duas formas. Ou alterar seu nível de tolerância a spam quando entram muitas mensagens assim classificadas, ou utilizar os botões de votação acrescentados no final do corpo de cada mensagem quando se trata de mensagens isoladas.
    Para alterar seu nível de tolerância a spam vide a pergunta: 'Eu quero ser mais tolerante/restito para receber spam. Tem como ajustar?'
    Para votar que uma mensagem recebida é spam clique no link inserido no final de cada mensagem. Abrirá uma tela do sistema anti-spam pedindo seu login e senha. Em seguida confirme sua ação.
  • Tem como saber quantas mensagens ficaram retidas?
  • Sim. Entre no sistema e clique no botão 'Estatísticas'. Selecione o período de apuração e na opção 'para' selecione 'Perfil atual'.
  • Durante quantos dias as mensagens ficam retidas?
  • Mensagens retidas ficam armazenadas conforme sua classificação: Pendentes/Uma-Tentativa por 15 dias antes de mudar de classificação para spam. Spam por 5 dias antes de serem deletados.
  • Tem controle anti-virus?
  • Tem. Estas mensagens são descartadas automáticamente.
  • O que é uma Lista Branca?
  • É um conjunto de regras que visa definir de quais remetentes de e-mails, domínios ou hosts queremos receber mensagens.
  • O que é uma Lista Negra?
  • É o contrário de uma Lista Branca e tem precedência sobre ela. É um conjunto de regras que visa definir de quais remetentes de e-mails, domínios ou hosts não queremos receber mensagens.
  • Como fico sabendo se tenho mensagens retidas?
  • O sistema poderá mandar um e-mail em horários previamente determinados por vc. informando se existem mensagens retidas, e opcionalmente, quais e-mails ficaram retidos informando assunto e remetente.
    Para habilitar esta opção entre no sistema e clique no ítem 'Preferências' e no sub-menu que se abre em vermelho na linha abaixo clique em 'Notificações'. Preenche seu e-mail no campo 'E-mail para notificões de mensagens pendentes' e selecione os horários para envio. Confirme sua ação clicando no botão 'Efetuar Alterações'.
  • Devo controlar as mensagens retidas todos os dias?
  • Não precisa. Depois de alguns dias controlando a lista de mensagens retidas e eventualmente tendo feito algum ajuste quanto a sua tolerância de receber spams vc. poderá perceber que as mensagens retidas realmente não interessam. Vide também a pergunta: O que é um falso positivo?
  • O que é um falso positivo?
  • Toda a análise anti-spam está baseada em metodos estatísticos e a soma de evidências de elementos que possam caracterizar spam. Cada mensagem recebe uma pontuação que é comparada com o nível de aceitação ajustado pelo usuário. Quanto mais pontos uma mensagem recebe mais provável que ela seja spam. Caso a pontuação recebida seja 6 e o nível de aceitação seja 5 a mensagem fica retida. Se o nível de aceitação fosse 7 a mensagem teria sido entrege diretamente, porque a pontuação recebida 6 ficou abaixo do nível de aceitação 7.

    Constitui um falso positivo uma mensagem classificada acima do nível de aceitação que porém seria útil para o usuário. Cabe portanto ao usuário ajustar seu nível de aceitação em função de seu perfil de mensagens recebidas para evitar que mensagens úteis fiquem retidas. É preferível receber algumas mensagens spam em vez de ter mensagens úteis retidas. Ideal é ter menos de 1% de mensagens retidas classificadas com falso positivo. Vide também a pergunta: Eu quero ser mais tolerante/restito para receber spam. Tem como ajustar?

  • Eu quero ser mais tolerante/restrito para receber spam. Tem como ajustar?
  • Sim. Entre no sistema e clique no ítem de menu 'Home'. Em 'Agressividade do Filtro' selecione seu nível entre Tolerante e Restrito. Confirme clicando em 'Aplicar'. Cada opção varia 1 ponto na escala de classificação anti-spam, sendo a média 5 pontos. Vide também a pergunta: 'Algumas mensagem são rejeitadas automáticamente. Por que?'

    Dica: Caso o botão 'Desabilitar Anti-Spam' não esteja visível na Home Page, clique em 'Preferências', selecione a opção 'Dashboard' no ítem 'Home Page' e confirme sua ação clicando em 'Efetuar Alterações'.

  • Algumas mensagem são rejeitadas automáticamente. Por que?
  • Para não 'entupir' a listagem de mensagens retidas com spams que foram classificados em um nível muito superior ao normalmente aceito, o sistema rejeita seu recebimento. Atualmente o sistema está ajustado para deixar passar mensagens que reberam até 5 pontos na classificção anti-spam. Mensagens que receberam entre 5 e 20 pontos ficam retidas, e acima de 20 pontos são rejeitadas automaticamente.
    Existem muitas opções de consultas e ajustes no sistema, neste FAQ abordamos apenas o essencial para que o usuário consiga adequar as possibilidaes desta ferramenta às suas necessidades.
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